Projeto prevê equipamentos para transporte escolar
Veículos de transporte coletivo escolar poderão ser equipados com sensores e câmeras com o objetivo de auxiliar manobras de estacionamento em marcha-ré. A ideia partiu do vereador Paulo Rink (PPS), para quem a obrigatoriedade de instalação desses equipamentos pode diminuir o número de acidentes. O projeto (005.00202.2013), lido em plenário, ingressará no trâmite legislativo da Casa.
“São veículos grandes que oferecem pouca visibilidade para manobras. Eles trafegam em meio a grandes aglomerações e em horários de pico, o que pode pôr em risco a integridade física dos transeuntes, em especial, crianças”, destacou o vereador. No dia 12 de abril deste ano, um acidente envolvendo um veículo de transporte escolar e o senhor Oscar José Stella, de 79 anos, (que foi atropelado) chamou atenção. “É possível que o acidente não acontecesse caso o veículo estivesse dotado dos equipamentos previstos neste projeto”, observou o vereador.
Segundo Rink, “os responsáveis pelos veículos de transporte coletivo serão responsáveis pela instalação desses equipamentos e o custo desse procedimento será irrisório, se considerarmos o objetivo final que é a preservação de vidas”. A multa relativa ao descumprimento desta determinação é determinada no projeto de lei em 500 reais, valor reajustado anualmente pela variação do Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA). O projeto aguarda instrução no Projuris.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba