Projeto prevê educação nutricional para carentes
O vereador Jorge Bernardi apresentou na Câmara Municipal de Curitiba projeto de lei que garante educação nutricional à população carente e acompanhamento nutricional de gestantes, crianças de até 6 anos de idade e idosos acima de 65 anos, com o objetivo de prevenir doenças e a morte por desnutrição. Conforme a proposta, terão prioridade na implantação dos benefícios os bairros com maior índice de pobreza e as famílias cujos responsáveis estejam desempregados.
As atividades de orientação e acompanhamento serão desempenhadas por equipes de profissionais especializados na área da saúde e nutricionistas, nas unidades de saúde do município, ficando o Executivo autorizado a firmar parcerias com entidades privadas que desenvolvam ações voltadas à educação nutricional. As despesas decorrentes da execução da lei, conforme o parlamentar, ficarão por conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento.
Segundo Bernardi, a desnutrição ainda é um dos problemas mais graves enfrentados pela população de menor poder aquisitivo e Curitiba, como toda metrópole, também enfrenta dificuldades nesta área, principalmente a desnutrição infantil e dos idosos de baixa renda. Para o vereador, a proposta poderá colaborar para a nutrição saudável da população nas faixas etárias previstas, além das gestantes.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba