Projeto prevê cuidados com a terceira idade

por Assessoria Comunicação publicado 17/05/2006 18h15, última modificação 09/06/2021 10h34
Projeto de lei do vereador Paulo Frote (PSDB) que prevê a implantação do “Programa de Orientação, Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes à Idosos”, foi aprovado, por unanimidade, na sessão plenária desta terça-feira (16), na Câmara de Curitiba. De acordo com o documento, a iniciativa consiste em ações e campanhas direcionadas à orientação de primeiros socorros como forma de prevenção de acidentes a idosos.
Segundo o parlamentar, durante um programa jornalístico foi apresentada matéria mostrando que a Prefeitura do Rio de Janeiro estava implantando esse tipo de ação. Também foi demonstrado o treinamento  com pessoas da terceira idade e os idosos participantes foram unânimes em afirmar que gostaram da iniciativa.
Para Frote a aposentadoria, a pouca atividade são causas de depressão. O idoso é  propenso a acidentes, principalmente aos de  mal súbito. “Muitas vidas poderão ser salvas com o aprendizado de técnicas desconhecidas”, justifica.
“Acolher e dar assistência aos mais velhos são atos de humanidade. No entanto, é preciso cautela porque muitos possuem próteses. Daí a necessidade de treinamento”, aparteou o vereador Angelo Batista (PP).
Já o vereador Rui Hara (PSDB) esclareceu que temos 12 milhões de pessoas acima de 70 anos no Brasil. “A expectativa de vida, hoje, para os homens é de 70 anos e de 76 para as mulheres, por isso, merece atenção e cuidado", explicou o parlamentar.
Custos
“A implantação da medida, deve dar retorno grande para a cidade, não terá custo, já que poderão ser firmados convênios com a Fundação de Ação Social (FAS), secretarias da Saúde e da Educação”, concluiu Frote.