Projeto prevê criação do Parque da Biodiversidade

por Assessoria Comunicação publicado 12/06/2008 16h40, última modificação 21/06/2021 11h04
“Para gerar riquezas o homem desenvolve tecnologias, mas esquece de recriar o meio que danificou”, argumenta o vereador José Roberto Sandoval (PTB) em projeto que dispõe sobre a criação do Parque da Biodiversidade de Curitiba - Cambuí. A proposta, em tramitação pelas comissões da Câmara de Curitiba, prevê que o local tenha área de lazer, equipamentos e pista de caminhada. Autor da iniciativa, Sandoval sugere que o espaço seja implantado entre as ruas Carlos Klentz e Alfredo José Pinto, na região da Fazendinha. O local já é informalmente conhecido como Cambuí.
Segundo o parlamentar, o aproveitamento da área servirá para a interação entre o cidadão e a biodiversidade do local, além do lazer, exemplo ecológico e cultural. “Seria mais uma opção de lazer cultural em nossa cidade”, destaca. Em sua justificativa, Sandoval explica que "a pista a ser construída deverá levar em conta a natureza, usando material alternativo ecologicamente correto, evitando o impacto ambiental, e o projeto será acompanhado de Relatório de Impacto Ambiental (Rima).
Meio ambiente
“Nas últimas décadas, em diversos países, unidades de conservação ambiental  têm sido criadas como medida paliativa ao decréscimo nos índices de biodiversidade dos ecossistemas do planeta. A intenção dessas instituições é reverter o processo de extermínio de espécies animais e vegetais em constante aceleração”, explica Sandoval. O parlamentar enriquece o projeto citando estudos apontando que, nos próximos 25 anos, entre duas a sete espécies em cada 100 serão extintas. “Então, verificamos que cada planta extinta resulta na perda de 30 espécies de animais e insetos que dela dependem”, avalia.