Projeto prevê criação do Dia do Advogado

por Assessoria Comunicação publicado 02/07/2007 15h50, última modificação 16/06/2021 10h52
O vereador Valdenir Dias (PSB) apresentou, na Câmara de Curitiba, projeto  instituindo o “Dia do Advogado”, a ser comemorado anualmente, em 11 de agosto. Segundo o parlamentar, a proposta é homenagear a categoria, “atacada diariamente”. “Um dos exemplos mais claros é o confronto direto entre o crime organizado e o Estado que  leva  a sociedade a confundir o papel do  advogado com o cliente, colocando o profissional ao lado da prática delinqüencial”, justifica Dias.
A história do Direito vem desde a Roma antiga, onde os “advocati”, os representantes judiciais, resolviam os litígios na presença do senador e até mesmo do imperador. Os cursos jurídicos no Brasil foram criados há quase dois séculos com a Carta de Lei de 11 de agosto de 1827, sancionada por Dom Pedro I.
Desde então, os “bacharéis” estiveram presentes nos principais acontecimentos desde a abolição da escravatura à proclamação da República. Em 18 de novembro de 1930 foi criada a Ordem dos Advogados do Brasil, entidade que possui forte atuação na consolidação do País. É o órgão que julga, sem corporativismo, todos os advogados que no exercício profissional se desviam da ética exigida pelo Estatuto da Advocacia, através do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB.
Defesa
“O primeiro advogado foi o homem que, com a influência da razão e da palavra, defendeu seus semelhantes contra a injustiça, a violência e a fraude. Foi Rui Barbosa”, conclui o vereador.