Projeto prevê criação do bombeiro mirim

por Assessoria Comunicação publicado 13/10/2004 00h00, última modificação 14/05/2021 11h15

Projeto em apreciação na Câmara de Curitiba prevê a criação do Grupo Bombeiro Mirim. A idéia do vereador Paulo Salamuni (PMDB), autor da proposta, é firmar convênio entre as secretarias da Defesa Social, Educação e Polícia Militar, através do comando do Corpo de Bombeiros, e instalar o grupo na rede municipal de ensino. A proposta, segundo o parlamentar, tem a finalidade de orientar e instruir os jovens como agir em situação de emergências, além de proporcionar maior integração entre a corporação, escola, família e a comunidade onde vivem.
No documento apresentado na Câmara, Salamuni sugere que o grupo seja formado por alunos matriculados na rede municipal de ensino, a partir da 5ª série, podendo permanecer na atividade até o ano letivo em que completarem 17 anos. Os recursos para criação do grupo correrão por conta de excessos de arrecadação tributária no ano da criação e com previsão orçamentária específica nos demais.
Projeto
O projeto vai trabalhar com estudantes selecionados pelo Corpo de Bombeiros e, entre outras atividades, procurar dar, em doses programadas, aprendizado e responsabilidade. “Por outro lado, tem objetivos sociais, destinando vagas a jovens pertencentes às classes sociais menos favorecidas, os quais serão classificados e indicados pela Secretaria Municipal de Ação Social ou seu equivalente na cidade”, analisa Salamuni.
O parlamentar destaca, ainda, que “em outra linha de raciocínio, será um trabalho que funcionará como preventivo juvenil, preocupando-se com o menor, procurando dar-lhe responsabilidade, ingressando-o na sociedade como elemento ativo, tornando-o um cidadão”.