Projeto prevê criação da Semana Farroupilha

por Assessoria Comunicação publicado 23/01/2007 16h45, última modificação 15/06/2021 08h08
As comissões permanentes da Câmara de Curitiba analisam projeto do vereador Tito Zeglin (PDT) que prevê a instituição da Semana Farroupilha. A comemoração, conforme a proposta, deve coincidir com o dia 20 de setembro, data que corresponde ao início da Revolução Farroupilha. Se o documento for aprovado e sancionado pelo prefeito, “durante a semana o Executivo deverá incentivar as atividades recreativas, culturais e de lazer, visando a preservação e valorização dos hábitos, costumes e tradições gaúchas” nos centros culturais, escolas, Centro de Tradições Gaúchas, teatros, parques, praças, entre outros espaços”, argumenta o parlamentar.
Zeglin explica, ainda, que a Semana Farroupilha é uma festa cívica que surgiu quando oito jovens, entre os dias 7 e 20 de setembro de 1947, no Colégio Júlio de Castilho, em Porto Alegre, realizaram a primeira “ronda crioula”. Aqueles jovem retiraram uma centelha da chama da Pátria, à meia-noite do dia 7 de setembro, colocaram num candeeiro e saíram em desfile a cavalo pelas ruas de Porto Alegre, realizando a primeira guarda de honra da “chama crioula”. O colégio foi decorado com motivos campeiros, com exposição de quadros gauchescos, realizaram-se conferências, fandangos, concurso de roupas típicas, comida da culinária gaúcha, com a participação de gaiteiros, violeiros, cantores, declamadores e trovadores. A idéia foi cultuar e preservar as origens e a cultura gaúcha.
Revolução
Em 20 de setembro de 1835 deu início a Revolução Farroupilha que durou 10 anos, terminando em 28 de fevereiro de 1845, com a assinatura do acordo de Paz de Poncho Verde, em Dom Pedrito. A independência do Rio Grande do Sul não era a intenção dos farroupilhas porque seu descontentamento com o Império antecedia a separação de Portugal. A República Sul-Riograndense foi proclamada uma ano após a revolução.