Projeto prevê criação da Semana do Grafite

por Assessoria Comunicação publicado 05/03/2007 16h30, última modificação 15/06/2021 09h19
As comissões permanentes da Câmara de Curitiba estão analisando projeto do vereador Sérgio Ribeiro (PV) que prevê a criação da Semana do Grafite. A data deve ser comemorada anualmente, conforme o documento, sempre na última quinzena de março, incluindo o dia 27, o Dia Nacional do Grafite. A idéia do parlamentar é “embelezar a cidade e humanizar o espaço urbano, além de incentivar a arte, que é fator de inclusão social. Em muitas regiões metropolitanas do País, centenas de projetos sociais usam o grafite como forma de inserção de jovens em ações de cidadania”, explica Ribeiro.
A proposta é incluir a data no calendário oficial de eventos da cidade e, com a  colaboração dos poderes Executivo e Legislativo, obter a liberação de espaços públicos para realização de atividades durante a semana.
Grafite
O grafite surgiu no Brasil na década de 70. Rapidamente, foi ganhando adeptos, tornando-se um movimento artístico de grande influência. Na década seguinte, alguns grafiteiros tiveram seus trabalhos expostos na Bienal Internacional de Arte de São Paulo e passaram a participar de eventos e fazer trabalhos de publicidade.
Com o apogeu do movimento hip hop na década de 90, o grafite ampliou sua presença para as periferias e despertou a vocação artística de jovens de baixa renda. Hoje, está se incorporando à vida urbana de nossa cidade.
O dia 27 de março é a data do falecimento de Alex Vallauri, pioneiro do grafite no Brasil. Nascido na Etiópia, chegou ao Brasil em 1965. Fez graduação em comunicação visual, especialização em Estocolmo (Suécia), passou temporada em Nova York e participou de três edições da Bienal Internacional de Arte de São Paulo, sendo o primeiro grafiteiro a participar do evento.