Projeto prevê combate ao tráfico de drogas

por Assessoria Comunicação publicado 15/09/2009 17h05, última modificação 25/06/2021 10h24
O vereador Tico Kuzma (PSB) quer combater o tráfico de drogas, que, na sua opinião, é uma das causas da violência. “Apesar da segurança pública ser atribuição do Estado, sempre que possível os municípios devem apresentar propostas e soluções para tornar a cidade mais segura”, diz o parlamentar, destacando que “a população da nossa cidade não aguenta mais a falta de segurança. As pessoas convivem diariamente com a violência. Vivemos um profunda crise na segurança pública.”
Ao apresentar projeto na Câmara de Curitiba, Kuzma cita dois exemplos de desespero dos municípios, em tentar fazer algo para amenizar a falta de segurança: a lei 5.209 de 28/04/2009, de Cascavel, e a lei 95 de 20/08/2009, de Toledo, que propõem recompensas a quem repassar informações que acarretem na prisão de traficantes.
Denúncias
A proposta apresentada por Kuzma é semelhante às leis de Toledo e Cascavel. O projeto prevê a criação do Programa "Curitiba Sem Drogas. Eu Ligo!". O programa atuará no recebimento de denúncias relacionadas ao tráfico de drogas, advindas dos cidadãos. A informação será repassada às autoridades competentes para as devidas providências. Ao cidadão, cuja denúncia resulte em apreensão ou prisão pela autoridade competente, deverá ser concedida recompensa pecuniária de R$ 300,00.
“A ideia desse projeto e das leis já aprovadas em outros municípios é incentivar o cidadão a denunciar e ajudar o município na repressão e combate ao tráfico de drogas,” explica o parlamentar.
O vereador citou que experiências em nosso País mostram que quando o cidadão recebe incentivo financeiro o resultado é proveitoso, como, por exemplo, a campanha do desarmamento, na qual as pessoas recebiam recompensa para entregar suas armas. O resultado foi bastante positivo. Mais de 450 mil armas foram entregues em todo Brasil. “Acreditamos que, por meio destas denúncias, realmente consigamos diminuir a violência em nossa Curitiba e assim baixar os índices de homicídios e termos mais segurança para nossas famílias”, finalizou Kuzma.