Projeto prevê combate ao diabetes
Foi apresentado na Câmara de Curitiba projeto que prevê a instituição da Semana de Prevenção e Combate ao Diabetes. A proposta, em análise nas comissões permanentes da Casa, determina que durante o período sejam desenvolvidos campanhas e eventos, visando o esclarecimento da população sobre a importância social da prevenção e combate da doença.
“O diabetes é a doença que mais cresce no mundo e afeta a todos, crianças, idosos, adultos e jovens”, argumenta o parlamentar. No Brasil, são quase 5 milhões de portadores e a projeção para 2030 é que chegue a mais de 10 milhões de vítimas. “A doença é uma síndrome metabólica caracterizada por secreção deficiente de insulina pelo pâncreas ou ação deficiente de insulina nos tecidos.”
EpidemiaMédicos especialistas no assunto dizem que o diabete é uma epidemia mundial. Em 2000, havia 151 milhões de diabéticos no mundo e, em 2010, haverá 221 milhões. O diabetes é a maior causa de hipertensão, cegueira e insuficiência renal e 75% das mortes entre os diabéticos são decorrentes de enfartes ou derrames.
O fato da pessoa ter diabetes não quer dizer que terá todas essas complicações. Basta tomar os cuidados necessários. Segundo a proposta, “com a aprovação da medida na Câmara e sanção do Executivo, será possível desenvolver a prevenção e o combate à doença, melhorando a qualidade de vida da comunidade.”
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba