Projeto prevê centros para recuperar viciados
Projeto apresentado nesta segunda-feira (6), na Câmara de Curitiba, prevê a criação de centros de recuperação de dependentes químicos e de álcool. A idéia do vereador Ney Leprevost (PP), autor da iniciativa, é as unidades sejam construídos ou adaptados em pontos estratégicos da cidade, em regiões de fácil acesso, próximos de emergências psiquiátricas e onde houver maior incidência de dependentes.
Como é de ciência de todos os cidadãos, a droga e o álcool são problema social grave. Além do aspecto social e familiar, existem, também, as questões de segurança pública e o medo que impera nas periferias. O centro seria uma forma de ajudar os pacientes, tratando a dependência como doença e melhorar, além da saúde e do psíquico do indivíduo, o seu aspecto sócio-familiar, justifica o parlamentar.
Atuação
Segundo Leprevost, os centros deverão recuperar dependentes através de ações preventivas; capacitação e treinamento de profissionais para atuar na área; desenvolver procedimentos para tratamento específico em casos de farmacodependência, proporcionando atendimento ambulatorial. Devem, também, desenvolver ações voltadas à assistência aos familiares dos pacientes, buscando a integração familiar e social do dependente.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba