Projeto prevê bônus por apreensão de arma ilegal
Os guardas municipais que, no exercício de suas funções, apreenderem armas sem registro ou autorização legal, poderão receber bônus no salário e pontuação por merecimento. A proposição é do vereador Beto Moraes (PSDB), para quem a medida implicará na diminuição de crimes praticados com armas ilegais.
“Hoje verificamos um elevado número de homicídios praticados com armas de fogo ilegais. Em geral, o cidadão que porta uma arma não regularizada possui intentos criminosos, portanto o projeto pretende estimular os agentes públicos no combate ao porte ilegal de armas e munições”, esclareceu o vereador.
Conforme Beto Moraes, “o projeto premia o agente público por arma irregular apreendida e dispõe sobre as condições em que esta bonificação será determinada Além disso, ele também determina que o agente responsável pelo uso indevido da lei será passível de punição”.
As armas apreendidas serão entregues ao órgão policial competente, que levará a efeito os procedimentos como o pedido de elaboração de laudo da arma e a decisão quanto ao seu destino final. O projeto foi lido em plenário e será apreciado em conformidade com os trâmites do Regimento Interno da Casa, passando pelas comissões permanentes antes de vir ao plenário.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba