Projeto prevê bíblias em braile nas bibliotecas

por Assessoria Comunicação publicado 18/09/2006 16h35, última modificação 11/06/2021 08h32
Projeto do vereador Jorge Bernardi (PDT) prevê que as bibliotecas públicas municipais disponibilizem a Bíblia Sagrada em braile. A idéia do parlamentar é facilitar a inclusão de pessoas portadoras de deficiência visual na vida religiosa. A proposta está em apreciação na Câmara de Curitiba.
Bernardi explica “que a Constituição federal prevê a liberdade de culto e a proposição vem colaborar para a democratização do conhecimento, trazendo à comunidade dos deficientes visuais um dos livros mais importantes, numa linguagem que possam compreender”.
Deficiência
No Brasil, segundo dados do IBGE, são 11 milhões de deficientes visuais, sendo 160 mil portadores de cegueira total. O documento determina, ainda, que a bíblia em braile deve ser colocada em local de fácil acesso nas bibliotecas e em espaços adaptados para esse tipo de leitura.
Com largo trânsito entre as diversas correntes religiosas, Bernardi é conhecido pelo sincretismo das crenças e sólida formação cristã. O parlamentar atende, assim, apelo de grande número de leitores.