Projeto prevê banheiros químicos em eventos

por Assessoria Comunicação publicado 24/06/2010 16h55, última modificação 30/06/2021 08h15
A instalação de sanitários químicos removíveis em eventos públicos ao ar livre de qualquer natureza, em número proporcional ao do público participante. É o que propõe o vereador Denilson Pires (DEM), por meio de projeto de lei apresentado na Câmara de Curitiba.   
“Meu intuito é preservar a saúde dos frequentadores de eventos ao ar livre em locais sem sanitários, pois são úteis e necessários até para promotores do evento”, afirma o parlamentar, ao justificar sua proposta, salientando que o aperfeiçoamento de técnicas para tratamento dos resíduos, se bem aproveitado, proporcionará mais conforto daqueles que não podem, segundo Denilson Pires, depender a boa vontade de terceiros.
Critérios
De acordo com o projeto, a implantação de banheiros químicos, alinhada com os horários de início e término do evento, deverá ter a diferenciação para uso feminino, masculino e portadores de necessidades especiais. Ficam livres da obrigatoriedade de instalação de sanitários químicos os eventos realizados em locais fechados com instalações sanitárias.
A proposta ainda delimita a proporção de um sanitário químico para cada 100 pessoas, critério baseado em portaria expedida pela Secretaria de Administração Regional Municipal Centro - Sul da cidade de Belo Horizonte.
“Como normalmente esses eventos acontecem em vias públicas, os banheiros químicos parecem ser a melhor opção, porque são portáteis e de fácil manutenção e limpeza, podendo ser usados por todo e qualquer cidadão”, conclui Denilson Pires.