Projeto prevê ampliação da coleta de óleo usado

por Assessoria Comunicação publicado 19/07/2011 17h45, última modificação 10/08/2021 11h04
O vereador Dirceu Moreira (PSL) propõe a implantação de postos de coleta de óleos de origem animal e vegetal em supermercados e postos de gasolina. A matéria está em tramitação na Câmara de Curitiba.
De acordo com o projeto, será permitida a entrega de duas garrafas PETs de dois litros desses óleos por dia, por domicílio. A remoção do material coletado nos postos ficará sob a responsabilidade da prefeitura, por meio das atividades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Poluição
Dirceu Moreira afirma que a medida visa estimular o cidadão a armazenar e descartar corretamente o óleo de cozinha que, se jogado diretamente na rede de esgoto, torna-se potencial agente poluidor do meio ambiente.
“Já temos postos de coleta nos terminais de ônibus, mas não são todos os cidadãos que costumam passar pelos terminais rodoviários”, observa o parlamentar, ponderando que quem usa apenas o automóvel não se deslocará até o terminal. “Assim, a prática da reciclagem deste tipo de lixo tóxico se torna menos produtiva", ressalta Moreira.
O vereador ainda observa que, devido às características dos óleos, o ideal é que seu armazenamento seja em postos de gasolina ou supermercados, locais onde há constante vigilância e espaço adequado.