Projeto prevê adoção de equipamentos culturais
O município de Curitiba possui um bom acervo na área cultural, com museus, bibliotecas, casas de cultura, cinemateca, teatros. Estes equipamentos muitas vezes sofrem a deterioração natural do tempo e ficam desatualizados em função das inovações tecnológicas. A afirmação é do vereador Jorge Bernardi, que apresentou recentemente projeto de lei na Câmara de Curitiba que institui o Programa Helena Kolody, sistema de adoção de bibliotecas (faróis do saber) e equipamentos culturais por empresas que desenvolvam ações ligadas à área de responsabilidade social.
O parlamentar explica que a medida garantirá a proteção e a otimização do acervo, a introdução de novas tecnologias, além da manutenção das instalações prediais.
O programa, que leva o nome da reconhecida poetisa paranaense, determina que a empresa poderá adotar um ou mais equipamentos culturais e que todos os materiais adquiridos passarão a integrar o patrimônio público. As instituições que aderirem ao projeto terão seus nomes afixados na entrada principal do estabelecimento com os dizeres A empresa zela pela cultura da comunidade.
Segundo Bernardi, com o apoio das empresas, a população continuará sendo atendida com qualidade e eficiência.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba