Projeto pretende destacar nomes dos rios curitibanos
A valorização dos corpos hídricos do município de Curitiba pode receber um reforço, caso seja aprovado projeto de lei apresentado pelo vereador Bruno Pessuti (PSC) nesta terça-feira (02). De acordo com a proposta, as ruas que estiverem sobre rios deverão ser sinalizadas com informações como o nome do rio, a localidade da nascente e da desembocadura, bem como sua extensão e a bacia a qual pertence. A mesma medida se aplicará a ribeirões, córregos e arroios. Segundo informações fornecidas pela prefeitura, a cidade é cortada por 52 cursos dágua.
A iniciativa de Pessuti pretende incentivar a comunidade a conhecer melhor o rio que cruza seu bairro ou região, e terá como consequência um aprimoramento das ações de preservação e recuperação. “Tal procedimento já foi adotado em outras cidades, como Londrina, por exemplo, que implantou um programa de planejamento ambiental chamado "O Rio da Minha Rua". Por meio desta ação, a prefeitura de Londrina estabeleceu o endereçamento hidrográfico da cidade”, esclareceu.
Para o vereador, a prática de enterrar os rios pode ter sido eficiente em outros momentos históricos (quando a preocupação ainda residia quase que exclusivamente nas questões higienistas), mas hoje outros fatores devem ser levados em consideração. Para Pessuti, “quando um rio é canalizado, aumenta a velocidade de seu fluxo, e isso acarreta riscos à biodiversidade e também favorece enchentes na jusante do rio”. Além disso, acrescentou o parlamentar que “a divulgação e o amplo conhecimento do nome e das características do rio podem facilitar eventuais intervenções e, com certeza, são ações que ajudam a conscientizar a população sobre como lidar e preservar os corpos hídricos de Curitiba”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba