Projeto pode reduzir falta de vagas em creches

por Assessoria Comunicação publicado 21/05/2009 17h00, última modificação 24/06/2021 07h55
O vereador Tico Kuzma (PSB) quer contribuir para a redução do déficit de vagas nas creches municipais. O parlamentar apresentou, nesta quinta-feira (21), projeto que cria o ProCreche (Programa Criança na Creche), inspirado no ProUni, programa do governo federal que oferece bolsas de estudos para estudantes das universidades particulares.
A ideia do parlamentar é conceder bolsas de estudos integrais e parciais para atendimento de crianças de 0 a 5 anos em instituições privadas de educação infantil. Em contrapartida, o programa oferece isenção de alguns tributos às instituições que aderirem ao programa ou a ampliação do número de alunos para aumentar seu faturamento. “Também temos a questão de responsabilidade social, pois as instituições que aderirem ao ProCreche estarão contribuindo com as famílias, dando oportunidade para o desenvolvimento com qualidade a muitas crianças, favorecendo seu futuro e de toda a cidade de Curitiba,” adiantou o parlamentar.
Parcerias
Segundo Kuzma, a prefeitura tem déficit de 9 mil vagas nas creches. A meta do Programa de Expansão de Atendimento Educacional prevê a abertura de 9.365 vagas até 2011. O vereador afirma que já vinha trabalhando o projeto desde o início do ano. “Agora, a ideia do ProCreche foi reforçada com proposta semelhante apresentada pelo Ministério Público à Prefeitura de Curitiba. A sugestão é que o programa oficialize a parceria com instituições privadas, possibilitando o atendimento de quantidade significativa de crianças que estão na fila de espera, baixando o déficit atual de vagas em creches” explicou Kuzma.
O parlamentar afirmou ainda que entre 2005 e 2008, na primeira gestão do prefeito Beto Richa, Curitiba teve o maior avanço na educação infantil da história da cidade, com a criação de 9.813 vagas. O total de atendimento na educação infantil é superior a 38 mil crianças em 168 creches e turmas de pré-escolas da rede municipal.