Projeto pode incentivar a geração de empregos

por Assessoria Comunicação publicado 10/10/2008 16h40, última modificação 22/06/2021 08h04
A importância da atuação dos catadores de materiais recicláveis é destacada em projeto do vereador Pedro Paulo (PT). A idéia do parlamentar é criar campanha de incentivo às cooperativas da categoria em parceria com a sociedade e a iniciativa privada. O documento, se virar lei, prevê que as cooperativas, entre outras atividades, deverão estimular a geração de emprego e renda, fomentar a formação de cooperativas de trabalho, resgatar a cidadania através do direito básico ao trabalho, promover a educação ambiental e proporcionar a defesa do meio ambiente pela coleta seletiva e reciclagem do lixo.
O parlamentar cita no projeto que “na cidade estima-se que cerca de 50% do lixo é recolhido por catadores. Além do importante papel sócio-ambiental, a atividade também é geradora de empregos e renda a milhares de cidadãos.” Pedro Paulo aponta, ainda, que “esses trabalhadores anônimos da limpeza urbana se tornaram parceiros estratégicos de programas de coleta seletiva de materiais recicláveis. E essa mudança só foi possível pela nova ótica da sociedade sobre o papel do catador, fruto de relevante serviço prestado ao longo de décadas.” A informação é baseada no Manual de Gerenciamento Integrado.
Aprimoramento
O vereador conclui seus argumentos lembrando que “a relevância do trabalho desenvolvido pelos catadores sustenta os incentivos que terão reflexo não somente no aprimoramento das ações, mas na geração de benefícios para a sociedade.”