Projeto pode evitar furto de materiais

por Assessoria Comunicação publicado 07/01/2010 15h15, última modificação 28/06/2021 15h02
Recicladoras de material metálico e ferro velho deverão manter registros que comprovem a origem de compra de fios de cobre e metálicos, arames, peças, placas, tubos, tampos e outros produtos em aço, cobre, alumínio ou outro material. A proposta consta em projeto do vereador Tico Kuzma (PSB) apresentado neste início de ano, na Câmara de Curitiba. A sugestão do parlamentar é que as empresas cadastrem os fornecedores de materiais. O registro deve conter a descrição do material adquirido, a quantidade e data da compra.
A ideia de Kuzma é inibir o furto de fios de cobre e metálicos, produtos em aço, alumínio e ferro na cidade. “Os furtos geram prejuízo à população porque geralmente as companhias telefônicas, elétricas e a prefeitura são as vítimas. Os delinquentes roubam cabos telefônicos, tampas de bueiros e fios de luz. Além de deixar as ruas e praças no escuro, os roubos geram outra preocupação: a comunidade deixa de ter os serviços prestados. As empresas são prejudicadas porque são obrigadas a dispor grandes quantias para reparação dos serviços”, analisa.
Kuzma acredita que com o registro dos vendedores de material reciclável, principalmente os materiais de grande valor agregado, se pode evitar o furto desses materiais.