Projeto pode evitar acidentes com ônibus
A prefeitura de Curitiba anunciou, nesta semana, que os agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) e policiais do Batalhão de Trânsito (BPTRan) vão intensificar a fiscalização nas canaletas do transporte coletivo para impedir o tráfego de veículos não autorizados, objetivando reduzir os riscos de acidentes envolvendo esses veículos e os ônibus.
Junto com a medida foram divulgados os números do BPTRan, mostrando que no ano passado a maioria dos acidentes entre coletivos e outros veículos nas canaletas ocorreu na região central da cidade. As estatísticas mostram que os acidentes nas transversais na região totalizaram 28% no período. Outros 14,5% do total de acidentes com ônibus resultaram de pequenas frenagens abruptas pelos coletivos por causa da presença de outros veículos na via exclusiva.
Disciplina
“Penso que é válida a disciplina na canaleta, no sentido de fiscalizar os veículos de emergência que não estejam atendendo a ocorrência, ou seja, com o giroflex ligado. Também é importante proibir a circulação de skatistas e ciclistas. Os números de acidentes ainda reforçam o projeto de lei que apresentei que estabelece o limite de velocidade dos ônibus nas vias do anel central”, analisa o líder do PDT na Câmara de Curitiba, vereador Tito Zeglin (PDT).
Conforme o texto da matéria, fica estabelecido o limite de 40km/h para os ônibus que circularem nas ruas da região central da cidade. O parlamentar lembra que essa velocidade não trará mudanças significativas na tabela de horários das linhas e “será mecanismo importante para oferecer mais segurança aos usuários do transporte coletivo, bem como os demais envolvidos no trânsito”, ressalta.
Junto com a medida foram divulgados os números do BPTRan, mostrando que no ano passado a maioria dos acidentes entre coletivos e outros veículos nas canaletas ocorreu na região central da cidade. As estatísticas mostram que os acidentes nas transversais na região totalizaram 28% no período. Outros 14,5% do total de acidentes com ônibus resultaram de pequenas frenagens abruptas pelos coletivos por causa da presença de outros veículos na via exclusiva.
Disciplina
“Penso que é válida a disciplina na canaleta, no sentido de fiscalizar os veículos de emergência que não estejam atendendo a ocorrência, ou seja, com o giroflex ligado. Também é importante proibir a circulação de skatistas e ciclistas. Os números de acidentes ainda reforçam o projeto de lei que apresentei que estabelece o limite de velocidade dos ônibus nas vias do anel central”, analisa o líder do PDT na Câmara de Curitiba, vereador Tito Zeglin (PDT).
Conforme o texto da matéria, fica estabelecido o limite de 40km/h para os ônibus que circularem nas ruas da região central da cidade. O parlamentar lembra que essa velocidade não trará mudanças significativas na tabela de horários das linhas e “será mecanismo importante para oferecer mais segurança aos usuários do transporte coletivo, bem como os demais envolvidos no trânsito”, ressalta.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba