Projeto pode beneficiar usuários da rede de saúde

por Assessoria Comunicação publicado 14/01/2008 16h55, última modificação 18/06/2021 10h15
Usuários da rede municipal de saúde podem ser beneficiados com a proposta do vereador Roberto Hinça (PDT) que prevê transporte gratuito para o retorno dos pacientes às suas casas. A medida, se aprovada na Câmara de Curitiba e sancionada pelo prefeito, valerá às pessoas conduzidas por ambulâncias e atendidas em qualquer das unidades de saúde 24 horas.
O benefício, conforme projeto em apreciação no Legislativo, atenderá pacientes atendidos em caráter de emergência a qualquer tipo de tratamento e com renda inferior a 4 salários mínimos. “A Prefeitura deve ter, nas unidades de saúde 24 horas, ordem do vale-transporte específico para estas pessoas, com isenção de uma passagem de ônibus a ser usada para o retorno ao lar”, argumenta o parlamentar, lembrando que “os recursos para cobertura das despesas serão provenientes das autuações de trânsito”.
Conforto
Hinça diz que “muitas vezes, nos casos de emergência, são esquecidos até os documentos do enfermo; outras vezes, a população carente não tem condições financeiras mínimas para cobrir o valor de uma passagem de ônibus local. Por isso, com esta proposta, pretende-se dar alento e conforto aos pacientes conduzidos pelas ambulâncias às unidades de saúde 24 horas, especialmente quando retornam às suas casas”.
Por enquanto, as ambulâncias municipais apenas conduzem os necessitados para as unidade de saúde 24 horas, não ficando à disposição para transporte de retorno às casas, somente na hipótese de impossibilidade de locomoção e ordem médica.