Projeto pode acabar com as enchentes
Projeto em apreciação na Câmara de Curitiba prevê a criação do Programa de Recuperação e Preservação da Permeabilidade do Solo em Curitiba. A proposta, apresentada pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), é estabelecer medidas para diminuir as áreas de solo impermeabilizado. Com a medida, pode contribuir para redução do volume de água escoado pelo sistema de drenagem, de enchentes e os gastos gerados pela sobrecarga da rede de captação de águas pluviais. O parlamentar explica, também, a possibilidade de aumentar a infiltração das águas da chuva no solo, melhorando o reabastecimento dos aqüíferos, a drenagem urbana e redução de sedimentos na rede de captação de águas pluviais.
Ao justificar sua iniciativa, Derosso explica que o município deve atuar como agente transformador da cultura local, introduzindo conceitos de preservação ambiental, fundamentais para melhoria da qualidade vida. O incentivo ao uso de cobertura vegetal, ao invés de materiais impermeáveis em áreas externas das residências, pode significar acréscimo de área permeável em torno de 10% a 15% da área urbana, diminuindo o volume de água a ser escoado pelo sistema de drenagem.
Impermeabilizados
O parlamentar lembra, ainda, que as áreas internas aos terrenos de residências de edifícios, costumam ser totalmente impermeabilizadas por cerâmicas, lajotas, cimentados comuns e outros materiais, impedindo a infiltração da água da chuva e sobrecarrega o sistema de captação. Além disso, muitas calçadas, praças, locais de estacionamento aberto e outros espaços não têm canteiros capazes de absorver parte da água da chuva ou não têm calçamento adequado para essa finalidade. A adoção da medida pode evitar todos esses problemas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba