Projeto pede cirurgiões-dentistas nas UTIs de Curitiba
Hospitais público e privados de Curitiba poderão ser obrigados a manter um cirurgião-dentista à disposição das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A proposição é do vereador Dirceu Moreira (PSL) e foi lida no pequeno expediente essa semana (005.00158.2013). Ela segue para a Procuradoria Jurídica e depois tramitará nas comissões permanentes da Câmara Municipal.
“Estudos comprovam que a higiene bucal em pacientes hospitalizados, quando é mal feita, especialmente naqueles internados em UTIs, pode agravar o quadro clínico e ocasionar outras infecções”, observou Moreira.
Na justificativa do projeto de lei, o vereador argumenta que UTIs são ambientes altamente contaminados e, em razão disso, “faz-se necessária a presença de uma equipe multidisciplinar para o devido acompanhamento dos pacientes”. “15% dos casos de pneumonia hospitalar (infecção nosocomial) adquiridas em ambientes hospitalares são adquiridas após 48 horas da internação do paciente, e advém da presença de certas bactérias que se instalam na região bucal e na faringe”, alerta Moreira.
“O descuido com um único dente pode ensejar o agravamento do quadro clínico, aumento dos gastos hospitalares e mesmo a morte do paciente. Dificuldades na melhora do quadro clínico de pacientes infantis e adultos ocasionam o prolongamento do tempo de internação, o quê representa uma diminuição das vagas disponíveis”, diz o vereador, pedindo a aprovação de seu projeto de lei.
Durante a tramitação da proposição, ela só pode ser arquivada por manifestação da Comissão de Legislação, Redação e Justiça ou por iniciativa do próprio vereador.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba