Projeto obriga triagem auditiva em recém-nascidos
Encontra-se em tramitação na Câmara Municipal projeto de lei que dispõe sobre a realização de triagem auditiva neonatal em todos os recém-nascidos, nas maternidades e estabelecimentos hospitalares de Curitiba. A proposta, de autoria do vereador Antonio Bueno (PPS), determina a obrigatoriedade do exame e a comunicação dos casos positivos para a Secretaria de Saúde, visando a orientação das crianças junto aos programas de assistência nas unidades básicas da rede municipal.
O objetivo é prevenir deficiências auditivas e até mesmo a surdez. O exame é simples, indolor e não dura mais de 10 minutos, afirma o parlamentar, complementando que a iniciativa pode resgatar do silêncio crianças que nascem com o problema.
Segundo Bueno, estudos científicos comprovam que a detecção precoce de alterações auditivas e a intervenção corretiva até os 6 meses de idade garantem à criança uma audição perfeita e o desenvolvimento da compreensão e da expressão da linguagem, permitindo, assim, a integração social.
A incidência de surdez em bebês é significativa e a deficiência poderia ser evitada ou corrigida mediante triagem nos hospitais, esclarece o vereador, acrescentando que os exames são eficazes, objetivos, não invasivos e de baixo custo, o que justifica sua aplicação no município.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba