Projeto isenta doador das taxas de concursos

por Assessoria Comunicação publicado 07/06/2006 17h35, última modificação 10/06/2021 07h33
Doadores de sangue podem ficar isentos do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos. O projeto, do vereador Custódio da Silva (PRTB), está em apreciação na Câmara de Curitiba. De acordo com a proposta, vale somente a doação de sangue em órgão oficial ou entidade credenciada pela União, Estado ou município. Os órgãos públicos municipais que abrirem concurso deverão colocar em seus editais o benefício da isenção e as normas para sua obtenção.
Segundo Custódio, a idéia é aumentar e incentivar a doação de sangue, estimular a solidariedade e conscientizar os cidadãos para a prática. "É de conhecimento de todos que há carência permanente no estoque dos bancos de sangue para atender a demanda dos hospitais", lembra o vereador. "O essencial é que vai criar a cultura da solidariedade e conscientização para a doação de sangue", justifica Custódio.
Documento
A comprovação da aptidão do doador será através da apresentação de documento expedido pela entidade coletora, que deverá ser juntado no ato de inscrição. O documento deverá discriminar o número e a data das doações, não podendo ser inferior a dois procedimentos no período de um ano.