Projeto institui exame de saúde em estudantes da rede municipal
O vereador Zé Maria (SDD) apresentou projeto de lei que institui a realização, de forma anual e gratuita, de exames de sangue para detecção de colesterol e diabetes, em todos os estudantes da rede municipal de ensino público do município (005.00026.2014). “Em essência, o projeto visa conscientizar e prevenir o risco de crianças e adolescentes desenvolverem doenças crônicas, evitando possíveis danos à saúde”, afirmou o parlamentar.
Conforme esclarece o texto de justificativa do projeto, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que a cada três crianças de cinco a nove anos de idade, uma está acima do peso recomendado e apresenta sintomas de diabete e colesterol alto, situação muito diferente da que se configurava há alguns anos quando tais distúrbios eram mais comuns em adultos. O índice de obesidade entre crianças e adolescentes também tem sofrido um crescimento exponencial. “Caso nada seja feito, boa parte delas pode vir a desenvolver o que os médicos classificam como síndrome metabólica, um pacote que engloba pressão alta, colesterol e triglicerídeos alterados, diabetes tipo 2 e obesidade. Ou seja, serão fortes candidatos a infartos e derrames”, reforçou Zé Maria.
O texto de justificativa também informa que para evitar estes distúrbios, os médicos recomendam a prática de uma dieta saudável, rica em verduras, legumes, frutas e carnes magras. Também pode ajudar a substituição do leite e derivados integrais por produtos desnatados, o consumo de alimentos que não contenham gordura saturada ou hidrogenada, o controle da pressão arterial, a manutenção do peso e a periodicidade dos exames clínicos. “Além de todas essas precauções, a prática regular de exercícios físicos é uma das grandes aliadas para se conseguir uma vida saudável”, garantiu o parlamentar.
O projeto estipula a realização anual de exames em todos os estudantes da rede municipal de ensino com o objetivo de detectar casos de colesterol alto e diabete. Se o diagnóstico for positivo, o aluno será encaminhado para investigação e tratamento nos postos de saúde do município. “Entre as atribuições do poder público, destaca-se a de preservar a saúde da população e, neste sentido, acreditamos que ações preventivas junto a crianças e adolescentes podem trazer resultados positivos a longo prazo”, defendeu o vereador Zé Maria.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba