Projeto inclui o Dia do DJ no calendário oficial do município

por Assessoria Comunicação publicado 19/03/2015 10h50, última modificação 29/09/2021 10h34

Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal pretende incorporar no calendário oficial do município o Dia do DJ, comemorado anualmente no dia 9 de março (005.00052.2015). A data foi criada pela Unesco em 2002. Segundo o autor da proposição, vereador Beto Moraes (PSDB), é preciso “valorizar essa categoria profissional que desde meados dos anos 60 vem se estabelecendo no universo musical”.

O texto de justificativa explica que o DJ é o “profissional que seleciona as músicas a serem tocadas em festas, sejam em boates, aniversários ou clubes. Ele trabalha com um conteúdo diversificado, buscando agradar o seu público-alvo e mantê-lo animado”. Conforme Moraes, o movimento rock, cujo início se deu na segunda metade dos anos 50 teve uma forte influência da atuação dos Djs, que divulgavam nas rádios as músicas de artistas como Elvis Presley e Beatles.

Esses profissionais passaram a ficar conhecidos com o surgimento das discotecas nos anos de 1970. “Nesta época, os DJs atuavam utilizando apenas discos de vinil em suas apresentações, prática que atualmente quase não é vista, devido a existência dos CDs”, destacou Beto Moraes.

Tramitação
O primeiro passo para tramitar na Câmara é a leitura do projeto no pequeno expediente de uma sessão plenária. Nesse caso, ainda não há previsão. Então a matéria recebe uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e depois segue para as comissões temáticas do Legislativo. Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos relacionados ao teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, o projeto segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.