Projeto incentiva o uso da bicicleta
Estacionamentos de hipermercados e shoppings deverão ter área exclusiva para estacionamento de bicicletas. É o que determina projeto de lei apresentado na Câmara de Curitiba pelo vereador Pedro Paulo (PT). O documento prevê que a área deve corresponder a 5% do total de vagas destinadas a automóveis, resguardadas no mínimo cinco vagas para bicicletas.
A proposta também determina a instalação de bicicletários, que deverão ser custeados pelo empreendedor e franqueados a todos, sendo vedada a utilização com fins lucrativos.
O objetivo, segundo o parlamentar, é propiciar ao ciclista maior facilidade e comodidade, além de evitar a poluição. Pedro Paulo afirma que estudos e pesquisas científicas comprovam que o meio ambiente está cada vez mais comprometido por poluentes dos veículos automotores, além dos transtornos no trânsito dos grandes centros. Já existe lei que institui na cidade o Dia do Transporte Alternativo, lembra o vereador. “Mas, não basta apenas conscientização ou incentivos, como o exemplificado, se não forem propiciadas ao cidadão condições que garantam segurança e comodidade na utilização da bicicleta como meio de locomoção alternativa”, defende, em sua justificativa.
Saudável
Pedro Paulo diz, ainda, que a bicicleta é um meio de transporte excelente para pequenas e médias distâncias, já que não polui, não emite gases e produz pouquíssimos ruídos, além da economia. “O uso da bicicleta é saudável; pedalar 30 minutos consome 240 calorias”, acrescenta.
O documento determina, também, que a aceitação de obras relativas à construção, ampliação ou modificação nestes estabelecimentos comerciais somente ocorrerá mediante o atendimento das disposições previstas.
Os empreendimentos já licenciados ou em funcionamento terão o prazo de 180 dias para adaptação. A fiscalização caberá à Secretaria Municipal de Urbanismo.
A proposta também determina a instalação de bicicletários, que deverão ser custeados pelo empreendedor e franqueados a todos, sendo vedada a utilização com fins lucrativos.
O objetivo, segundo o parlamentar, é propiciar ao ciclista maior facilidade e comodidade, além de evitar a poluição. Pedro Paulo afirma que estudos e pesquisas científicas comprovam que o meio ambiente está cada vez mais comprometido por poluentes dos veículos automotores, além dos transtornos no trânsito dos grandes centros. Já existe lei que institui na cidade o Dia do Transporte Alternativo, lembra o vereador. “Mas, não basta apenas conscientização ou incentivos, como o exemplificado, se não forem propiciadas ao cidadão condições que garantam segurança e comodidade na utilização da bicicleta como meio de locomoção alternativa”, defende, em sua justificativa.
Saudável
Pedro Paulo diz, ainda, que a bicicleta é um meio de transporte excelente para pequenas e médias distâncias, já que não polui, não emite gases e produz pouquíssimos ruídos, além da economia. “O uso da bicicleta é saudável; pedalar 30 minutos consome 240 calorias”, acrescenta.
O documento determina, também, que a aceitação de obras relativas à construção, ampliação ou modificação nestes estabelecimentos comerciais somente ocorrerá mediante o atendimento das disposições previstas.
Os empreendimentos já licenciados ou em funcionamento terão o prazo de 180 dias para adaptação. A fiscalização caberá à Secretaria Municipal de Urbanismo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba