Projeto incentiva cultura em escolas
Projeto em apreciação na Câmara de Curitiba prevê parcerias entre as secretarias municipais para o desenvolvimento de atividades culturais e de lazer extra-classe nas escolas da rede municipal de ensino. A proposta é resgatar, valorizar e desenvolver a cultura em toda sua extensão, passado e contemporânea, investindo, também, na divulgação.
As parcerias, conforme o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso, autor da iniciativa, serão com as secretarias de Educação, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Curitiba, com o propósito de estabelecer política educacional e cultural, através da complementação da grade curricular exigida na escolas com atividades culturais e de lazer, ao cumprimento das disposições na Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. As atividades deverão ser monitoradas por técnicos, especialistas ou estagiários das respectivas áreas do conhecimento, que desenvolverão a pluralidade cultural, sempre valorizando e trabalhando a cultura, os costumes e o folclore local.
Cultura
Segundo Derosso, diminuindo o tempo ocioso e aumentando as oportunidades de preenchê-lo com atividades saudáveis, com acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, será possível concretizar a teoria das leis que buscam amparar a infância e a adolescência; por em prática a filosofia da educação que deseja construir o conhecimento do aluno pelas suas próprias experiências e conservar o maior tesouro de um povo, o seu patrimônio cultural. Por fim, busca o desenvolvimento integral do aluno e, com isso, a melhoria de sua qualidade de vida, que irá beneficiar a qualidade de vida da comunidade como um todo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba