Projeto garante melhor atendimento aos idosos
Para garantir melhor atenção à saúde dos idosos, o vereador Valdenir Dias (PMDB) apresentou, na Câmara de Curitiba, projeto que estipula prazo máximo de 24 horas para atendimentos emergenciais e de sete dias nas consultas clínicas e exames médicos aos maiores de 60 anos na rede pública municipal.
Segundo o parlamentar, atendimento emergencial é todo e qualquer momento em que o idoso apresentar iminente risco de morte. "A inexistência de políticas direcionadas aos cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos fez com que muitas injustiças sociais e morais fossem cometidas ao longo dos tempos. Com o advento do Estatuto do Idoso, direitos visando o bem-estar da melhor idade passaram a ser assegurados", destaca.
A idéia é oferecer atendimento prioritário aos que realmente precisam de tratamento diferenciado. Valdenir Dias diz que não se trata apenas de exclusividade em guichês próprios ou cadeiras confortáveis, mas de atendimento ágil para a solução eficaz dos problemas de saúde dos idosos.
"É comum o agendamento de consultas e exames com prazos muito longos", argumenta o vereador.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba