Projeto garante mais segurança aos guardas

por Assessoria Comunicação publicado 17/01/2006 15h55, última modificação 07/06/2021 16h35
O vereador Tico Kuzma (PPS) quer aumentar a segurança dos guardas municipais. O parlamentar protocolou, na Câmara de Curitiba, projeto que prevê a distribuição de coletes à prova de balas ao efetivo durante as atividades externas (patrulhamento e atendimento às ocorrências). O equipamento, conforme o parlamentar, deve ser fornecido pela Prefeitura.
"O uso do equipamento de segurança deve ser obrigatório para os guardas municipais durante o exercício de suas atividades. O colete é imprescindível a profissionais da segurança." Na justificativa do projeto, Tico Kuzma cita que, da mesma forma que outros profissionais usam equipamentos de proteção individual, também, os servidores municipais devem ter esse direito. “Na construção civil os trabalhadores usam luvas e capacetes, na metalúrgica, óculos e às vezes máscaras, o profissional da segurança também tem que estar protegido contra os riscos da sua atividade”, disse Tico.
Garantias
"Sendo aprovado o projeto, caberá à Prefeitura a responsabilidade de orientar e treinar os guardas quanto ao uso adequado e conservação do colete. Tico Kuzma ressalta que a Constituição Federal garante a segurança do trabalhador. “A Constituição diz que são direitos dos trabalhadores, além de outros que visem a melhoria de sua condição social, a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança”, concluiu o vereador.