Projeto fixa diretrizes para Política da Primeira Infância

por Assessoria Comunicação publicado 26/03/2014 11h20, última modificação 22/09/2021 09h51

O vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB) propôs projeto de lei que pretende estabelecer diretrizes que orientem a Política Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento na Primeira Infância (005.00043.2014). A iniciativa já havia sido proposta por Braga Côrtes em fevereiro deste ano (005.00038.2014), mas ele optou por apresentar um novo projeto, cujo texto foi reescrito em razão de questões pertinentes à técnica legislativa.

Primeira infância, explica o parlamentar, é o período da vida de uma criança que começa quando ela nasce e segue até os seis anos de idade. No documento, Braga Côrtes também explica que o objetivo, ao estipular princípios e diretrizes, é contribuir para a definição de ações específicas, com prazo para serem concluídas.

O projeto de Felipe Braga Côrtes destaca que os cuidados com a primeira infância devem ser praticados tendo por parâmetro o direito à vida, à cidadania, à dignidade, à segurança e ao bem-estar social, a proteção contra discriminação de qualquer natureza, a proteção contra negligência e maus-tratos, a prevenção e a educação para o enfrentamento ao trabalho infantil.

Para diretrizes, ele sugere programas que ajudem a criança na promoção das suas próprias habilidades e capacidades; no estímulo da capacidade cognitiva e sociabilidade do indivíduo; na criação de espaços lúdicos para interação e atividades; na efetivação de políticas urbanas que levem em consideração as características físicas, sociais e de aprendizagem das crianças de até seis anos de idade; e a ampliação do tempo da consulta pediátrica com diagnóstico físico e social, entre outras metas.

“Entre as atribuições do poder público encontra-se a definição de princípios, diretrizes, metas, objetivos e normas para a implementação de políticas públicas de proteção integral a todas as crianças, sem restrições, reconhecendo sua cidadania e seus direitos inalienáveis”, esclarece Braga Côrtes.

A aprovação do projeto, argumenta o parlamentar, traria benefícios como o aumento de aptidão intelectual das crianças, a qualificação do acompanhamento escolar e a diminuição dos índices de repetência e de evasão escolar. “Trata-se de uma política pública essencial, na medida em que poderá qualificar os adultos do futuro no enfrentamento das questões cotidianas”, afirma.

Facebook da Câmara Municipal
Em comemoração aos 321 anos da cidade, o Legislativo lançou nesta semana mais duas ferramentas de comunicação da Câmara de Curitiba. Visite a nossa nova página oficial no Facebook (www.facebook.com/CamaraCuritiba) e confira também fotos novas e antigas do Palácio Rio Branco no Flickr (www.flickr.com/photos/camaracuritiba). Lembrando que todo o conteúdo está na internet, em www.cmc.pr.gov.br, e no Twitter, www.twitter.com/camaracuritiba.