Projeto de Roseli incentiva uso de bicicletas

por Assessoria Comunicação publicado 29/07/2005 18h25, última modificação 27/05/2021 10h34

Projeto de autoria da vereadora Roseli Isidoro (PT) que dispõe sobre a política de mobilidade urbana cicloviária e de incentivo ao uso da bicicletas encontra-se em análise pelo Departamento Jurídico da Casa.
A proposta objetiva a construção de ciclovias, integrando-as à rede de transporte público e readaptando o espaço nos estacionamentos das canaletas dos biarticulados para ciclovias. "Queremos promover o deslocamento de pessoas de modo a priorizar no espaço e na gestão da circulação o transporte coletivo e o pedestre, com ênfase naqueles com restrição de mobilidade, garantindo-lhe segurança, conforto e continuidade", diz a parlamentar ao comentar a iniciativa, elaborada a partir do trabalho desenvolvido pelo servidor técnico José Carlos Belotto, da Unidade de Qualidade de Vida da Universidade Federal do Paraná.
O projeto, segundo Roseli, visa, ainda, estimular a adoção de princípios de mobilidade que possibilitem melhor distribuição das atividades no município e reduzir o deslocamento motorizado permanente. O assunto foi discutido no Simpósio/Oficina Internacional do Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, no Ministério das Cidades, em Brasília, onde a vereadora representou a Câmara de Curitiba, a convite do então ministro Olívio Dutra.
Seminário
A vereadora lembra, também, que está programando para agosto a realização de seminário sobre mobilidade urbana por bicicleta.