Projeto de lei propõe faixa de espera para motocicletas

por Assessoria Comunicação publicado 18/07/2014 09h00, última modificação 24/09/2021 10h43

Projeto de lei protocolado nesta quarta-feira (16) na Câmara Municipal determina a implantação da faixa horizontal (ou “de espera”) para motocicletas nos semáforos de Curitiba. A área exclusiva ficaria entre a faixa de pedestres e o limite para a parada dos automóveis (005.00177.2014). A proposição tramitará no segundo semestre e passará pelas comissões temáticas antes de ser votada em plenário.

“Motocicletas, além de muito econômicas, são ágeis, fáceis de conduzir e de estacionar e ainda nos proporcionam muito prazer e sensação de liberdade. Porém, devem ser utilizadas com responsabilidade e, principalmente, segurança”, diz a justificativa do projeto. O texto alerta para as estatísticas de acidentes envolvendo esse meio de transporte e defende que a faixa de espera permitiria a partida antes dos carros, “diminuindo o conflito no momento da largada, no verde do semáforo”.

“Esta sinalização já vem sendo usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri. A autoridade de trânsito em Barcelona, onde as motos são 29% da frota, avalia que a área de espera exclusiva diminui em 90% o risco de acidentes nos cruzamentos”, completa a justificativa. O projeto de lei também argumenta que a iniciativa diminuiria o desrespeito à faixa de pedestres.

Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois 37% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas).