Projeto de Gilso de Freitas inclui Direito e Cidadania nas escolas

por Assessoria Comunicação publicado 20/03/2006 19h15, última modificação 08/06/2021 09h38
Projeto do vereador pastor Gilso de Freitas (PL) pretende incluir no currículo escolar da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, a  disciplina de Noções de Direito e Cidadania, de forma que todo cidadão tenha  direito ao conhecimento. “Encontramos neste projeto um meio de democratizar o Direito e a Cidadania junto às crianças visando estender essas noções às suas respectivas famílias”, argumenta o vereador.
Os tempos mudaram, as crianças de hoje  são muito mais evoluídas, devido ao avanço da tecnologia e a facilidade de obter informações, razão da importância desse projeto, uma vez que só se obtém conhecimento a respeito dos nossos direitos quando temos a oportunidade de cursar uma faculdade ou algum curso técnico, que sabemos que devido as circunstâncias de hoje é  privilégio de poucos.
Por meio de exposições orais e outros recursos didáticos, as escolas conseguiriam despertar nas crianças o senso de cidadania, despertando nelas a identificação dos direitos e deveres do cidadão e o reconhecimento das organizações político-administrativas do Estado e os símbolos nacionais.
“O povo padece por falta de conhecimento”, esta é a motivação pela qual apresento este projeto, pretendendo atender um grande número de pessoas que não tem conhecimento de seus direitos e deveres, com isso se pode ver que a comunidade, principalmente a que detém menor poder econômico, vem sofrendo grandes prejuízos, além de enfrentar grandes constrangimentos, além do aproveitamento de pessoas de má fé, que tiram vantagem dessa situação”, diz Gilso de Freitas.
Somos testemunhas de que a falta de conhecimento, tem levado o cidadão de bem, de forma involuntária a ser conivente com o mar de lama que o nosso Pais enfrenta hoje, e muitas vezes marginalizado por  cair nas mãos de indivíduos que só pensam em levar vantagem, a criança quando instruída, ainda que de forma resumida, será sem duvida, o elo de ligação junto a sua família, bem como aqueles que estão ao seu redor, a constituição e o estatuto da criança asseguram o direito de informação através do ensino.
O projeto tem por objetivo principal passar informações a respeito dos seus direitos e mostrar uma nova visão para o seu papel como cidadã, conhecer os seus direitos e saber como aplicá-los, além de estimulá-los a questionar e exigir seus direitos, após conhecê-los.