Projeto de divulgação de votações no plenário será reapresentado
O projeto de lei de Valdemir Soares (PRB), que prevê a divulgação do resultado das votações do plenário no site da Câmara de Curitiba, foi retirado da pauta nesta terça-feira (29), a pedido do próprio autor (005.00427.2013). Depois de ter sua matéria aprovada em primeira discussão na sessão de ontem (28), Soares decidiu acatar a orientação da Procuradoria Jurídica do Legislativo e a sugestão da vereadora Professora Josete (PT), de que este tipo de iniciativa deve vir em forma de resolução, a partir da Mesa Executiva da Câmara (Leia mais).
“Retiramos esse projeto da pauta para que ele seja apresentado pela Mesa Executiva. Vamos nos adequar ao Regimento Interno da Casa e fazer essa modificação para não haver questionamentos jurídicos futuros sobre a norma, nem correr o risco de que a lei seja vetada”, explicou o vereador Valdemir Soares.
O presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), que compõem a Executiva junto de Ailton Araújo (PSC) e Serginho do Posto (PSDB), ressaltou a qualidade da proposta de Soares. “Este projeto vem de encontro às mudanças executadas na Câmara Municipal. Perderá o bonde da história aquele que não observar que há uma mudança grande, rápida e em progressão geométrica na sociedade brasileira”, declarou.
Salamuni citou ainda outras medidas tomadas pelo Legislativo para aumentar a transparência da Casa, como o fim do voto secreto, a divulgação dos salários de vereadores e servidores, além da transmissão das sessões via Rádio Online e TV Online.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba