Projeto da LDO avança na Câmara de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 25/05/2009 18h10, última modificação 24/06/2021 07h58
A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara de Curitiba aprovou, na reunião desta segunda-feira (25), o parecer do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2010. O presidente da comissão, vereador Paulo Frote (PSDB), também anunciou a previsão do cronograma para o encaminhamento do documento. Aprovou ainda o parecer das contas do último quadrimestre encaminhado pela prefeitura e atendeu comissão de representantes do Conselho Municipal de Idosos e associações de classe.
Segundo Frote, a previsão é que a fase da consulta popular inicie a partir do próximo dia 1º. Até 8 de junho, a comunidade poderá apresentar sugestões para a LDO através de urnas colocadas nos anexos I e II da Câmara, nas administrações regionais do Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade e pela internet, no endereço eletrônico www.cmc.pr.gov.br, endereçadas à Comissão de Economia.
No dia 10 será realizada audiência pública, das 14h às 16h, no auditório do anexo II da Câmara. Entre os dias 15, 16 e 17 será o prazo para recebimento de emendas. No dia 22 está prevista reunião para analisar as propostas e nos dias 29 e 30 de junho a votação em plenário.
IPTU
Na reunião desta segunda, também recebeu parecer favorável projeto de Frote que prevê a consulta popular anual sobre a aplicação de recursos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). “A ideia é colocar o espaço para sugestões no talão encaminhado anualmente aos contribuintes. A medida reforça a participação popular”, argumenta o parlamentar tucano.
Representantes do Conselho Municipal dos Idosos e das associações Ana Rosa e Santa Rosa participaram da reunião da Comissão da Economia. A afirmação é que “algumas questões não estão contempladas na LDO. É preciso discutir melhor com a comunidade, que tem projetos para melhorar as atividades do conselho”, diz José Cândido, do Conselho Municipal do Idoso na Regional Boa Vista.
Outra informação apresentada é que “estamos perdendo os aposentados para o alcoolismo, porque é difícil recrutar os homens para o trabalho social. Junto a isso, soma-se o problema com a saúde mental”, diz Elizita dos Santos, da Associação Santa Rosa – Bairro Alto. Para resolver o problema, os idosos foram convidados a participar da audiência pública no próximo dia 10.
Participantes
Da reunião desta segunda-feira participaram, além de Frote, os vereadores Felipe Braga Côrtes (PSDB), Noemia Rocha (PMDB), Professora Josete (PT), Sabino Picolo (DEM), João do Suco (PSDB) e Aladim Luciano (PV). Também, Elenise Cesário da Silva, assessora do Sismmac (Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba), Elizita dos Santos, José Cândido e Luiz Carlos de Oliveira, tesoureiro da Associação de Proteção ao Idoso Ana Rosa.