Projeto cria sessão plenária do estudante
O vereador Antonio Bueno apresentou, na Câmara Municipal, projeto de lei que cria a sessão plenária do estudante, destinada a propiciar aos alunos do ensino fundamental e médio das escolas sediadas em Curitiba o conhecimento das atividades desenvolvidas no Legislativo Municipal.
Conforme a proposta, a participação das escolas fica condicionada à apresentação de um requerimento prévio à Câmara. Marcada a data, caberá às escolas a indicação e o controle da participação dos alunos. A sessão especial terá duas fases, explica o parlamentar. A primeira se constituirá numa aula sobre temas relativos à atividade legislativa e a segunda, em sessão plenária simulada, destinada à apresentação, discussão e votação de proposições.
Ainda segundo o projeto, fica a Mesa Executiva da Câmara autorizada a firmar convênio com a Prefeitura para o transporte dos alunos no trajeto entre a escola e o Legislativo. As deliberações decorrentes dos trabalhos da sessão plenária serão enviadas às autoridades a título de sugestão.
Em vista de uma educação voltada para a cidadania, é imprescindível tornar conhecidas das novas gerações as atividades das Câmaras Municipais e, por este motivo, apresentamos este projeto, justifica Antonio Bueno. A proposta está em análise pelo Departamento Jurídico.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba