Projeto cria programa de sucatas de equipamentos
Projeto em tramitação na Câmara Municipal cria em Curitiba o Programa de Sucatas de Equipamentos de Informática. A proposta, de autoria do vereador Pedro Paulo, tem o objetivo de incentivar o uso, comercialização e industrialização de materiais recicláveis, procedentes de equipamentos de informática sucateados, danificados ou fora de especificação para o qual foram projetados.
Conforme a proposta, o Executivo deverá apoiar a criação de centros de prestação de serviços e de comercialização, distribuição e armazenagem de materiais recicláveis; incentivar a criação de cooperativas populares e pequenas empresas voltadas à reciclagem de sucatas de equipamentos de informática, promover campanhas de educação ambiental voltadas para a divulgação e valorização do uso destes materiais recicláveis, além de incentivar o desenvolvimento de projetos sociais de utilização das sucatas dos equipamentos.
Segundo o parlamentar, poderão ser adotadas medidas como a celebração de convênios de colaboração com órgãos ou entidades das administrações federal, estadual e municipal e a inserção nos programas de financiamento com recursos de fundos existentes ou a serem criados.
Aos centros de prestação de serviços, cooperativas e indústrias caberá priorizar o aproveitamento de mão-de-obra local, gerando trabalho e renda e colaborar com iniciativas e campanhas sócio-educativas, relacionadas à temática ambiental, entre outras determinações.
O programa poderá contribuir para facilitar o acesso à tecnologia de milhares de cidadãos, afirma Pedro Paulo, acrescentando que a reutilização de sucatas de equipamentos eletrônicos, particularmente de informática, é tema atual.
Os equipamentos remontados a partir do programa utilizarão obrigatoriamente o software livre.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba