Projeto aprovado prevê homenagem à poeta

por Assessoria Comunicação publicado 01/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h19

O plenário da Câmara de Curitiba aprovou, por unanimidade, o projeto de lei da vereadora Nely Almeida (PSDB), denominando de Helena Kolody, um dos logradouros públicos da cidade. A poeta Helena Kolody nasceu em Cruz Machado, no interior do Paraná, em 1912, e veio a Curitiba em 1927. Seu primeiro poema foi publicado em 1929, na revista O Garoto e, embora já escrevesse desde essa época, seus trabalhos só foram publicados em jornais em 1930.
Lecionou por 23 anos no Instituto de Educação e, em 1987, recebeu o título de Cidadã Honorária de Curitiba. Em 1991, foi eleita para a Academia Paranaense de Letras, passando a ocupar a cadeira 28. Em 1982, em comemoração aos seus 70 anos, Sílvio Back lançou o curta metragem Babel de Luz, no qual a própria Helena declama suas poesias. Vários de seus poemas, de diversas épocas, foram reeditados, e, em 2002, coletânea de suas obras foi publicada.
Unanimidade
Considerada a voz mais importante da história da literatura no Paraná, Helena Kolody morreu em Curitiba, aos 91 anos, quase todos dedicados à arte de escrever, deixando como legado vários livros de poemas, além da lembrança de sua personalidade marcante, sempre de bem com a vida e extremamente doce, disposta a ajudar a quem mais precisava.
Praticamente todos os vereadores presentes em plenário usaram do aparte para destacar a vida e a obra da homenageada. Para a maioria dos parlamentares, sua vida foi sempre exemplo e sua obra fica como legado para as gerações futuras, além de representar página importante para Curitiba, para o Paraná e também para o Brasil com seus poemas e sua sensibilidade para escrever.