Projeto amplia direitos dos portadores de deficiência
Curitiba poderá realizar anualmente o Campeonato Municipal do Atleta Portador de Deficiência Física. A proposta é do presidente da Câmara Municipal, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e prevê que a indicação das modalidades esportivas que farão parte do evento, assim como sua organização, como preparatório dos campeonatos brasileiro, panamericano, paraolímpico e mundial, caberá ao Executivo, que indicará o órgão competente.
Segundo o parlamentar, 5% da população brasileira é portadora de deficiência e, destes, uma parcela pratica alguma atividade esportiva, estando apta a participar de campeonatos regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Nós, como legisladores, temos a missão de concretizar o princípio da igualdade, criando condições para participação ativa destas pessoas nas mais diversas formas de esporte, afirma Derosso, acrescentando que a proposta também tem o objetivo de ampliar os direitos dos portadores de deficiência em Curitiba, incentivá-los à prática esportiva e dar condições para o surgimento de novos atletas.
Conforme o projeto, o Executivo poderá firmar convênios com entidades públicas e particulares ligadas aos deficientes para o desenvolvimento e execução da lei.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba