Projeto abre escolas para a comunidade

por Assessoria Comunicação publicado 30/05/2005 18h15, última modificação 24/05/2021 17h45

Projeto do vereador José Roberto Sandoval (PTB) sugere a utilização de quadras poliesportivas, espaços alternativos e de salas de aulas das escolas da rede municipal de ensino para a prática de esportes, atividades culturais, reuniões e de associações de moradores nos fins de semana e feriados. A proposta do parlamentar é que a Secretaria da Educação fique responsável pelo desenvolvimento e coordenação de programas para incentivar a integração entre a comunidade e a escola.
Ao justificar sua iniciativa, Sandoval lembra que "milhares de escolas e suas instalações ficam ociosas nos fins de semana, feriados e em período de férias. Nessas ocasiões, os alunos também ficam ociosos e, infelizmente, muitos, pela falta de outros afazeres, procuram o caminho do crime, das drogas, da contravenção e desocupação. Nossa intenção é proporcionar mais opções de lazer, estimulando a prática de esportes e cursos de interesse social ministrados por voluntários. Além disso, socializar ainda mais o jovem, evitando o caminho da marginalidade". O vereador destaca que essa seria, também, uma forma de cuidar e zelar pela escola, evitando depredações, furtos e pichações.
Projeto
Para Sandoval, o projeto reforça "a convicção que a escola é o grande instrumento de transformação da sociedade, com custos quase beirando o zero, porque usa mão-de-obra da própria comunidade. O principal objetivo é otimizar as dependências e a estrutura montada na rede municipal de ensino para trazer mais qualidade de vida à população e integrar os moradores da região à escola".