Programas propiciam a capacitação de servidores

por Assessoria Comunicação publicado 26/10/2007 16h05, última modificação 18/06/2021 07h01
Durante a realização do XIV Congresso de Servidores de Câmaras Municipais do Paraná, no plenário da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, na última semana, técnicos do Interlegis, do Senado Federal, apresentaram os programas e sistemas que vêm sendo desenvolvidos pela instituição como forma de oferecer serviços que possibilitam o aperfeiçoamento dos Legislativos, em especial daqueles que não têm recursos humanos disponíveis ou mesmo disponibilidade financeira para se adequar às mudanças exigidas pela sociedade.
Segundo o representante da área de relacionamento com a comunidade, James Carvalho, dos 399 municípios paranaenses, 302 aderiram ao programa, dos quais 244 já foram equipados. “Até o final do ano que vem, mais 155 municípios receberão os equipamentos. A equipe técnica do Interlegis vai até as casas de leis para fazer uma análise do que é necessário para um planejamento a longo prazo. Além disso, são realizados seminários, oficinas nacionais e regionais, levando esclarecimentos sobre assuntos de interesse das câmaras. Estes programas podem ser otimizados para qualquer câmara que não tenha condições de pagar pessoal especializado, já que muitas ainda encontram dificuldades para passar para a sociedade suas informações”, disse.
Programas
Os programas usam tecnologia de informação e comunicação para aumentar a eficiência dos Legislativos, visando o aprimoramento do relacionamento entre os cidadãos e a sociedade, além de propiciar o aumento da participação do cidadão no processo legislativo, através de projetos de lei online e a discussão de orçamentos.
O Senado Federal, através do Interlegis, ainda dispõe de serviços como os sistemas de apoio ao processo legislativo, da atividade parlamentar, o portal Modelo e o Saberes, que possibilitam a troca de informações e a integração dos Legislativos brasileiros. Oferece, ainda, publicações de legislação municipal, manual do vereador, censo do Legislativo brasileiro e cursos na área de educação, propiciando a qualidade na prestação dos serviços pelos servidores públicos municipais. Também é mantida uma sala com microcomputadores, fax, telefone e internet à disposição dos vereadores que vão a Brasília.