Programa Conhecer para Prevenir merece homenagem

por Assessoria Comunicação publicado 18/06/2007 21h05, última modificação 16/06/2021 10h19
A Câmara de Curitiba homenageou, na última sexta-feira (15), a equipe que elaborou, desenvolveu e implantou o programa Defesa Civil na Educação – Conhecer para Prevenir. A solenidade, atendendo iniciativa do vereador Jair Cézar (PTB), foi presidida pelo 3º secretário do Legislativo, Sabino Picolo (DEM), e contou com a presença de autoridades, familiares e amigos dos profissionais da educação e da Secretaria Municipal da Defesa Social, que também assistiram apresentação de teatro de fantoches e vídeo institucional.
Jair Cézar cumprimentou os homenageados e salientou que o destaque é para aqueles que agem além das obrigações e se dedicam a desenvolver trabalhos extras em prol das crianças. “São profissionais preocupados com a segurança dos que freqüentam as instituições de ensino”, destacou, acrescentando que “possuem toda a confiança dos estudantes, que adoram os guardas municipais”. O vereador ainda lembrou a importância dos ensinamentos básicos de segurança.
O superintendente executivo da Secretaria Municipal da Educação, Jorge Eduardo Wekerlin, disse que esse era um momento de alegria. “Quero agradecer a confiança do prefeito Beto Richa, que fez da educação prioridade máxima de seu governo. Hoje temos mais de 430 equipamentos escolares, somos 15 mil colegas e mais de 150 mil alunos. Também os vereadores e integrantes da Defesa Civil, que implantaram esse projeto pioneiro em 22 de nossas escolas”, disse. Wekerlin ressaltou, ainda, que a escola é responsável pela construção de relações humanas e que a educação é a única forma de ascensão social. “É uma escada, uma ponte que serve a vida inteira e o único bem que ninguém pode tirar”.
O secretário da Defesa Social, coronel Itamar dos Santos, salientou as ações da secretaria, elogiando o desempenho da Guarda Municipal e informando sobre novos projetos e a melhoria do treinamento pessoal. Já o supervisor da Guarda Municipal, Sérgio Roberto da Silva Cruz, falou sobre a ligação dos guardas municipais com as escolas.
Em nome dos professores homenageados, Miraní Pereira de Almeida lembrou o papel dos integrantes da guarda e dos profissionais da educação como agentes de mudanças e da experiência da implantação do Programa Conhecer para Prevenir. Parabenizou a iniciativa, que busca soluções para o enfrentamento de situações adversas.
Homenageados
Da Secretaria Municipal da Educação, foram agraciados com o diploma Jorge Eduardo Wekerlin, Meroujy Giacomassi Cavet, Cilos Roberto Vargas, Maria Marilda Confortin Guiraud, Nara Luz Chierighini Salamunes, Ida Regina Moro Milléo de Mendonça, Maria Cristina Brandalize, Maria José Domingues da Silva Giongo, Cinthia Maria Fernandes de Paula, Elaine Guedes Nunes, Narali Marques da Silva, Sandra Regina Queiroz Weber, Valéria Marcondes Brasil, Vivian Rita Meza Siqueira Cézar de Oliveira, Thula Guimarães Mattar, Mirani Pereira de Almeida Silva, Mariangela Brunetti Cubas, Lania Fátima Kobren, Alzira da Graça Mendes de Carvalho, Suzeli Fernandes Silveira da Rosa, Giovanna Mlynarczyk Muller, Karina Sposito Mosson, Elenice Nabhem Kalluf, Clarice Moreira Fortes, Clarisse Moreira Fortes, Nanci de Lourdes Ferronato, Larissa Silveira Costa, Maria Aparecida Silveira Torres e Sandra Mara Rechia Moro.
Da Secretaria Municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, Renê Roberto Witek, Ariovaldo Alves Nery Junior, Carlos Celso dos Santos Junior, Marlon Alves Cardoso, Gilberto Ramos de Oliveira, Sergio Roberto da Silva Cruz, Renato Alves de Lima, Antonio Carlos Alves de Andrade, José Carlos da Silva, Paulo Pereira da Fonseca, Jean Carlos Pfutze, Ondina de Brito Santos, Márcia Maria Silva, Mari Rosineide da Silva Borges, Jorge Adriano e Antonio Luiz da Silva.
Presenças
Prestigiaram a cerimônia os majores Fábio Mariano de Oliveira, da Casa Militar, e Wellington de Farias Ramos Junior, do Corpo de Bombeiros, além de Maria Angela Fávaro Foltran, da Fundação da Ação Social.