Programa Band Pé no Rio é tema da Tribuna Livre

por Assessoria Comunicação publicado 31/05/2005 17h55, última modificação 24/05/2021 17h53
A Tribuna Livre da Câmara de Curitiba desta quarta-feira (1º) dará espaço para os organizadores do programa Band Pé no Rio, da TV Bandeirantes, explicarem o que é o projeto. O espaço foi cedido a pedido do vereador André Passos (PT), que entende que o programa tem a função de conscientização e merece ser prestigiado.
O Band Pé no Rio é um projeto destinado a mostrar ao público a importância da conservação dos rios paranaenses. Atualmente, no planeta, 2 bilhões de pessoas já sofrem com a escassez de água, número que deverá dobrar em 20 anos. “Sabendo que é pelos rios que devemos começar, o Band Pé no Rio já está buscando o envolvimento comunitário na conservação de nossos afluentes”, informa o parlamentar.
O projeto ecológico foi realizado pela primeira vez em 2001, na região meio-oeste e oeste de Santa Catarina. Lá, já está na sua quinta versão e mobiliza cada vez mais jovens e adultos das comunidades catarinenses. Em 2004, o programa foi adaptado às características sócio-geográficas do Paraná e transformou-se num show de aventuras, com ênfase na educação.
Na primeira temporada paranaense, cinco universidades e dez escolas públicas de segundo grau participaram da competição em dez etapas nas bacias do Iguaçu, Ribeira, Tibagi e do litoral, ecossistemas naturais extremamente ricos em biologia, paisagem e, infelizmente, trechos com muita antipaisagem.
Depois do sucesso de 2004, a TV Bandeirantes deu a largada para a segunda edição do programa Band Pé no Rio. Este ano, o formato continua o mesmo: duas equipes compostas por três universitários e três alunos de segundo grau se enfrentam, a cada 15 dias, em algum manancial da região metropolitana de Curitiba, do litoral ou dos Campos Gerais.
As universidades participantes são Centro Universitário Positivo (UnicenP), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), sendo, cada uma delas, representada por um time.
A principal missão dos participantes do programa em 2005 é pesquisar e modificar os hábitos da população que são ofensivos à natureza. Com isso, o Band Pé no Rio atinge uma nova fase. Depois de mostrar o certo e o errado, chega a hora de transformar o ambiente.
Homenagem
No ano passado, André Passos prestou homenagem na Câmara, por meio de votos de congratulações e aplausos, ao programa Band Pé no Rio. O projeto tem a coordenação dos jornalistas Jordana Martinez e Adherbal Fortes.