Programa ABC Diabetes e Dia do Mackenzista seguem para sanção
As sessões plenárias ocorrem de segunda a quarta-feira, com transmissão ao vivo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta quarta-feira (26), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) ratificou a criação do Programa ABC Diabetes, de conscientização a crianças e adolescentes. De iniciativa do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), o projeto de lei foi acatado em nova votação unânime, com o apoio de 29 parlamentares.
Desenvolvida pela federação internacional de combate à doença, a iniciativa também conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes. Tanto que o vice-presidente da Regional Paraná da entidade, o médico endocrinologista Alexei Volaco, acompanhou a primeira votação, nessa terça-feira (25).
Conforme a proposição, a ideia é que a Prefeitura de Curitiba utilize a data de 14 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes, para distribuir, nas escolas públicas e privadas da cidade, material didático semelhante ao do projeto KIDS, da Federação Internacional de Diabetes. As cartilhas da entidade já são utilizadas em dez países, atingindo cerca de 340 mil crianças e 19,8 mil professores, em mais de 2 mil escolas.
Nesta manhã, o vereador agradeceu mais uma vez a compreensão sobre o projeto. “Estou recebendo nas minhas redes sociais o contato de outras Câmaras Municipais que desejam implantar esse projeto”, revelou Leprevost. No debate em primeiro turno, ele esclareceu que “não se trata de diagnóstico precoce, mas de conscientização”.
Leprevost também ponderou que Curitiba possui uma norma em vigor, prevendo a realização de campanhas sobre a diabetes, mas “respeitosamente” avaliou que a lei municipal 10.631/2002 não cumpriu o objetivo de reduzir o preconceito por meio da informação. Outros vereadores se somaram ao autor, em apoio à iniciativa, durante o debate em primeiro turno (leia mais).
Dia do Mackenzista
O plenário também confirmou, nesta manhã, o projeto que inclui o Dia Municipal do Mackenzista, celebrado em 18 de outubro, no calendário oficial de eventos de Curitiba. Com 28 votos positivos e 2 abstenções na análise em segundo turno, a proposta será encaminhada para a sanção ou o veto do Executivo (005.00275.2021).
Autora da proposição, a vereadora Noemia Rocha (MDB) explicou, nessa segunda-feira (24), que a homenagem segue o exemplo da cidade de São Paulo. Por lá, a data alusiva à importância da instituição de ensino e de seus egressos é comemorada desde 2005.
O grupa educacional Mackenzie se estabeleceu na cidade de São Paulo em 1896. Foi quando o advogado norte-americano John Theron Mackenzie doou recursos para a Igreja Presbiteriana abrir, no Brasil, uma Escola de Engenharia, com a pedagogia elaborada por missionários protestantes.
A Igreja Presbiteriana está presente em Curitiba desde 1887. Contudo, o grupo educacional só começou a operar na cidade em 2018, quando adquiriu o Hospital Universitário Evangélico. A criação da data, afirmou Noemia, valoriza “o trabalho dessa instituição tão importante que é a Mackenzie em nossa cidade”.
As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba