Profissionais de comunicação recebem Prêmio Dino Almeida

por Assessoria Comunicação publicado 26/11/2007 18h05, última modificação 18/06/2021 08h13
A Câmara de Curitiba entregou, na noite de sexta-feira (23), o Prêmio Colunista Dino Almeida a nove jornalistas e radialistas paranaenses que se destacaram em suas áreas de atuação. A cerimônia, presidida pelo vereador Tito Zeglin (PDT), foi proposta por diversas bancadas, para transmitir o ideal do colunista, falecido em abril de 2001. “É um reconhecimento a esses profissionais, cujas matérias de cunho humanitário repercutiram nos meios de comunicação, ajudando a sociedade a obter senso crítico”, afirmou o vereador Jorge Bernardi (PDT), também jornalista, que fez a saudação aos homenageados.
O vereador falou da necessidade de ressaltar o trabalho destes profissionais, que, “muitas vezes, nem mesmo têm o nome citado”. Falou do tempo em que era estudante de comunicação e conheceu Dino Almeida, enquanto estagiava no jornal Diário Popular. “Percebi que era uma pessoa simples e humana. Como político, era presente e atuante”, elogiou.
A repórter Dulcinéia Novaes, da RPC, uma das homenageadas, fez o discurso de agradecimento. A jornalista afirmou ser uma honra falar em nome de seus colegas e um fato pouco comum, comparando a uma notícia inesperada. “Um furo de reportagem, como nós rotineiramente dizemos na linguagem jornalística. Um momento especial”, afirmou.
Dulcinéia falou da função dos comunicadores em servir a sociedade enquanto formadores de opinião pública, defendendo causas comunitárias. “É nesse trânsito livre entre as mais variadas camadas sociais que buscamos elementos para a informação que vamos transmitir, para as pessoas de todas as raças, de todos os credos, de todas as idades, sem nenhuma distinção. E para as quais, muitas vezes, somos a voz que clama e cobra direitos quando não há mais a quem recorrer”, destacou.
Receberam a honraria os jornalistas Adilson Arantes, indicação da bancada do PSC; Celso Carlos Moreira, por sugestão do PV; Douglas de Souza, PCdoB; Dulcinéia Novaes, PTB; João Kândido Alves de Oliveira, PDT; José Carlos Fernandes, PSB; Maria Flores, da então bancada do PMDB; Orlando Tucca Ososki, PP, e Reinaldo Bessa, PPS.