Profissionais da Saúde têm reconhecimento

por Assessoria Comunicação publicado 13/04/2012 20h20, última modificação 16/08/2021 14h51
A Câmara Municipal de Curitiba promoveu, na noite desta quinta-feira (12), a entrega do Prêmio Mérito de Saúde a alguns profissionais de destaque na prestação de serviços médicos na cidade. A quarta-secretária da Casa, vereadora Noemia Rocha (PMDB), presidiu a sessão solene, tendo ao seu lado na mesa a secretária municipal da Saúde, Eliane Regina da Veiga Chomatas; a presidente do Instituto Curitiba de Saúde, Ana Schneider Gondim; a vereadora Julieta Reis (DEM); o tenente-coronel Nelson Artur Prado Rodrigues da Silveira, que representou o comandante da 5a região Militar e 5a Divisão do Exército, general de Divisão Williams José Soares; o diretor da Secretaria de Estado da Saúde, Matheus Chomatas, e a diretora do setor de Ciências da Saúde da UFPR, Claudete Regiane, representando o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho.
Os homenageados foram saudados pelo vereador Jorge Yamawaki (PSDB), que citou a recente passagem do Dia da Saúde (7 de abril), data que provoca reflexões quanto às conquistas da ciência médica em contraste com os desafios sociais que se impõem à aplicação de tais avanços. Não se deve ao acaso o fato de que, entre os Oito Objetivos do Milênio elencados pela ONU em 2000, cinco eram relacionados ao tema saúde.
O parlamentar lembrou que, justamente em função destas dificuldades, é cada vez mais necessária a valorização dos profissionais da saúde, assim como o devido reconhecimento por seus esforços e sacrifícios. Hipócrates, o grego que iniciou a sistematização dos conhecimentos e práticas médicas entre os séculos terceiro e quarto antes de Cristo, elaborou um juramento que exige coragem e abnegação por parte das pessoas que se dedicam a salvar vidas. Yamawaki acredita que estas virtudes estão presentes nas trajetórias dos profissionais homenageados pelo Prêmio Mérito de Saúde.
Após a conclusão da fala do vereador,  Julieta Reis passou a chamar os homenageados. O pediatra Armando Salvatierra Barroso recebeu o troféu e o diploma das mãos de Jorge Yamawaki. O também pediatra e professor universitário Ipojucan Calixto Fraiz foi agraciado pelo vereador Jair Cézar (PSDB). A psicóloga e mediadora familiar Ivanete Buganha foi premiada pelo vereador Yamawaki, em nome do vereador Aldemir Manfro (PP).
O homenageado seguinte, Jefferson Josué Ferreira Formaggio, cirurgião dentista com especialização em Implatodontia, recebeu seu diploma e troféu das mãos do vereador Juliano Borghetti (PP). Representando a classe das profissionais de enfermagem, Juliana Marcon Hencke foi homenageada por Dona Lourdes (PSB). O ortopedista e traumatologista Maurício Sallum Semaan recebeu o prêmio do vereador Zé Maria (PPS). A oftalmologista Tânia Mara Cunha Schaefer, presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Refratometria e da Associação Paranaense de Oftalmologia, teve a entrega feita por Jair Cézar, em nome do vereador João Cláudio Derosso (PSDB), que indicou. A última homenageada foi a secretária municipal da Saúde, Eliane Regina da Veiga Chomatas, cuja entrega ficou sob a responsabilidade de Julieta Reis.
O discurso de agradecimento foi proferido por Tânia Mara Cunha Schaefer, que representou os demais homenageados. Dedicada ao ramo da oftalmologia há mais de 25 anos, a médica teceu comentários sobre questões relativas a essa especialidade e, a partir dessas observações, ampliou a análise para a medicina como um todo. Sua proposta é a de uma abordagem mais humanística dos incontornáveis problemas que permeiam a saúde e sua conclusão foi esperançosa, com alusões  à frase “Eu tive um sonho”, proferida pelo pastor Martin Luther King em um dos seus mais conhecidos discursos.
Após, foi executado o Hino de Curitiba, composição do maestro Bento Mossurunga e do escritor e historiador Ciro Silva. No encerramento, a vereadora Noemia Rocha reafirmou a relevância dos serviços prestados por todos os profissionais de saúde, em particular os homenageados, indivíduos que nunca mediram esforços no aprimoramento da saúde pública no município.