Profissionais da Saúde e jornalistas são homenageados pela Câmara de Curitiba

por José Lázaro Jr. — publicado 07/04/2021 16h59, última modificação 07/04/2021 16h59
No 7 de abril são comemorados, simultaneamente, o Dia Mundial da Saúde e o Dia dos Jornalistas Profissionais no Brasil. Vereadores prestaram homenagens.
Profissionais da Saúde e jornalistas são homenageados pela Câmara de Curitiba

Em razão da pandemia, as sessões da CMC tem ocorrido por vídeoconferência. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta data de 7 de abril são comemorados, simultaneamente, o Dia Mundial da Saúde, em alusão à criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o Dia dos Jornalistas Profissionais no Brasil, para lembrar o assassinato do médico Libero Badaró, que na época do Império fundou um jornal para denunciar temas de interesse público encobertos pelo governo central. Ambas as datas foram celebradas, hoje, em plenário, pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

“Este é o segundo ano consecutivo que comemoramos o Dia Mundial da Saúde em meio a uma pandemia. E talvez essa data nunca tenha sido tão importante quanto agora. Quero reforçar a minha admiração aos profissionais da Saúde, principalmente àqueles que atuam na linha de frente do combate à pandemia, que com compromisso e com responsabilidade, se empenham diariamente para salvar vidas”, desejou Alexandre Leprevost (SD), vice-presidente da CMC.

Também Tico Kuzma (Pros), presidente do Legislativo, e Noemia Rocha (MDB), presidente da Comissão de Saúde da CMC, reforçaram o desejo de força aos profissionais. “Por ser a data de criação da OMS, desejamos em oração saúde a todas as nações”, disse a vereadora. Dalton Borba (PDT) aproveitou para sugerir à Prefeitura de Curitiba que reforce a campanha de conscientização da população, para que ela seja orientada a aumentar os cuidados pessoais e o distanciamento social no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Dia do Jornalista
Os vereadores Jornalista Márcio Barros (PSD) e Herivelto Oliveira (Cidadania) parabenizaram os colegas de profissão pela data, lembrando aos vereadores que, se eles conseguem embasar as discussões em fatos e dados, isto muito se dá graças ao trabalho de jornalistas, que pesquisaram, apuraram e checaram aquelas informações. “Muita gente não percebe que, para o flagrante da festa clandestina aparecer no jornal da manhã, um repórter cinematográfico passou a noite inteira trabalhando. É uma profissão que eu tenho orgulho, tanto que fiz questão dela ser incluída no meu nome parlamentar”, disse Barros.

“As informações só chegam porque os jornalistas trabalham 24 horas por dia. Vamos imaginar uma sessão nossa em que a gente não use nenhuma informação recebida de algum veículo [de imprensa]. A gente rodaria em círculos e contaríamos a nossa própria história, pois para saber a história do outro a gente precisa dos veículos de comunicação”, completou Oliveira, reforçando a homenagem do colega aos jornalistas que desenvolveram a covid-19, “por estarem na linha de frente”, e que em razão disso faleceram.

Dirigindo-se aos colegas de trabalho, Alexandre Leprevost cumprimentou os vereadores que representam a categoria em plenário: Márcio Barros, Herivelto Oliveira, Marcelo Fachinello, Leônidas Dias, Denian Couto e Tito Zeglin, “que hoje estão vereadores, mas são jornalistas”. Tico Kuzma agradeceu a equipe de Comunicação Social do Legislativo, “por todo o trabalho que os jornalistas concursados desta Casa tem feito, procurando a transparência e o diálogo com a sociedade”.